quinta-feira, 5 de novembro de 2015

assemblage - o espetáculo 2013-2015



ASSEMBLAGE prá mim é um espetáculo perfeito! claro que sou muito suspeita prá falar pois o meu envolvimento com essa montagem foi total, a ponto de me sentir mais uma integrante do grupo. 

aparte esse meu envolvimento pessoal e também o significado desse projeto em minha trajetória como figurinista, assemblage é uma experiencia de muito sucesso, que acumulou vários festivais e prêmios, o elenco diminuiu bastante e muitas cenas foram retrabalhadas e após dois anos da estréia segue levantando platéias.
prá quem quiser saber mais sobre esse espetáculo sugiro que entre aqui



no dia da estréia,eu e a bruna, (que foi minha indispensável  como assistente e acessora) estávamos nos bastidores ajustando  os últimos detalhes, passando as peças, separando espaços no camarim para que não houvesse confusão na hora das trocas de figurino pois como já contei, eram 23 atores e  cada um tinha de 4 a 7 trocas de figurino durante o espetáculo.

em meio ao nervosismo geral fui chamada para participar da concentração que o grupo fez minutos antes do início do espetáculo.ouvindo o burburinho do público lá fora, e depois de alguns últimos detalhes todos se deram as mãos em roda e em silêncio cruzamos os olhares, minha mão vibrava e podia sentir a energia circulando entre nós. esse momento que aconteceu em todos os espetáculos, me trouxe à tona algo que não vivenciava desde a época  em que amava o meu grupo de teatro da escola. a energia da presença que só acontece no teatro e talvez seja comparável com a performance na relação com o público, mas aquela força do grupo que senti naquele momento é algo incomparável e inesquecível  e sou muito grata à jussara xavier e ao grupo coletivo trocado  por ter sido acolhida com tanto calor.





nem preciso dizer que fui em quase 100% dos espetáculos naquela primeira fase, não só por uma auto exigência e perfeccionismo artístico, porque queria que cada detalhe estivesse perfeito ou mesmo porque não queria largar o osso do meu oficio, mas também, porque sentia que aquilo era a figurinista em ação, que incluía uma espécie de serviço para o bem geral: cuidar da peças e dos atores, dar força, vibrar com eles a cada entrada e  final de cena nos bastidores, ajudar nas dificuldades etc. era como se aquela fosse a minha cena,e o meu personagem que se confundia comigo mesma, se sobrepunha a mim e me tornava exatamente aquilo...





pronto, agora já falei demais de mim, deixo prá vcs aqui as  lindas imagens do espetáculo nos seus primeiros dias feitas pelo meu colega, o artista e fotógrafo chileno oscar chica. 

















uma grande surpresa  e um retorno incrível, prá mim enquanto artista,foi a apropriação por parte do grupo, da montanha de roupas que meu projeto propunha como referência , que acabou sendo usada como imagem no espetáculo.
lá no finalzinho dele, cada ator, ía entrando com peças de roupa na mão e jogando sobre outras até formar essa montanha! 



 assemblage acabou de completar 2 anos  de estrada,o elenco diminuiu bastante e muitas cenas foram retrabalhadas. o espetáculo é um sucesso por onde passa, entrou em dois festivais nacionais, coleciona vários prêmios, entre eles o de melhor figurino :)no FITUB,Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau em 2014.
na próxima semana,terça-feira,10.11.1015, às 20h no teatro Pedro Ivo será a última apresentação de assemblage.
para quem estiver em Floripa, programa imperdível!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário